Conheça as inovações que favorecem a Ortopedia e a Medicina do Esporte

2 de dezembro de 2021

Noticia interna

As inovações tecnológicas presentes em diversas áreas da Medicina estão aliadas à garantia de melhores diagnósticos e tratamentos precisos. Incluí-las na conduta médica é um passo importante para gerar ganhos aos pacientes.

Seja qual for a especialidade médica, inserir novas práticas à rotina de consultórios e hospitais favorece a prevenção de doenças e mantém a qualidade de vida dos pacientes.

Na Medicina do Esporte os ganhos são ainda maiores. Isso porque, as inovações na Ortopedia possibilitaram o diagnóstico precoce, o tratamento de lesões, análises e orientações aos atletas e avaliação física para cada biotipo.

Atualmente, os centros avançados de medicina diagnóstica trazem uma abordagem com foco em Ortopedia e soluções rápidas, amparadas por ambientes modernos e com tecnologias que auxiliam a conduta médica. Três principais ferramentas contribuem para o desenvolvimento da Medicina Esportiva: impressão 3D, realidade virtual e robótica.

Qual o papel da impressão 3D na Medicina do Esporte?

Hoje, a Ortopedia oferece três tipos de impressoras 3D: de filamento, resina e titânio. Além do material utilizado para fabricação, método e qualidade de impressão, a impressão 3D atua em conjunto com o design, promovendo inúmeras vantagens, como: educação, guias cirúrgicos, órteses, planejamento cirúrgico e implantes customizáveis.

Na educação, a impressão 3D contribui para capacitar médicos e residentes, além de esclarecer dúvidas dos pacientes.

Já para o uso de órteses, as impressões em 3D possuem menos falhas no processo de fabricação porque são personalizadas e adequadas à anatomia do paciente. Ao contrário das órteses convencionais de talas gessadas, elas facilitam a higiene, são menos densas e mais sustentáveis.

Outro uso das impressões em 3D na Ortopedia é para o planejamento cirúrgico. Com elas é possível reproduzir a conduta médica que será aplicada no momento da cirurgia e, então, mapear oportunidades e falhas. Consequentemente, o médico definirá qual o melhor guia cirúrgico a ser aplicado.

Como a realidade virtual contribui para a Ortopedia e Medicina do Esporte?

Como próprio nome diz, a realidade virtual consegue integrar o mundo real ao virtual, possibilitando alguns ganhos para a Ortopedia e Medicina do Esporte.

Essa ferramenta tem como principal objetivo o treinamento de médicos e outros profissionais de saúde. Por meio da criação de ambientes virtuais, os estudantes podem visualizar detalhes do corpo humano e treinar procedimentos cirúrgicos. Com isso, os passos de uma cirurgia ortopédica podem ser monitorados evitando erros futuros.

Na Medicina do Esporte, essa ferramenta auxilia no treinamento esportivo e tratamento de lesões. Com a realidade virtual, já é possível criar virtualmente ambientes complexos que seriam impossíveis de fornecê-los aos pacientes, especialmente em regiões onde faltam centros de reabilitação.

Deste modo, as estratégicas do tratamento visam avaliar estímulos e movimentos pós-cirúrgicos, resultados positivos e recuperação do atleta.

O futuro da robótica na Ortopedia

A aplicação da robótica na Medicina concentra-se nos procedimentos cirúrgicos. Hoje, a cirurgia robótica já tem comprovação de eficiência e redução de erros médicos.

Na Ortopedia, uma das maiores áreas de atuação é a realização de cirurgias de quadril. O equipamento robótico é capaz de auxiliar no posicionamento correto de implantes e checagem de ângulos cirúrgicos. Outro ponto é que a robótica favorece uma atuação menos invasiva para o paciente por meio de pequenas incisões e restauração do tecido cicatricial.

Vale lembrar que, em uma cirurgia robótica, o robô é a ferramenta e o cirurgião tem o controle da operação, guiando os instrumentos cirúrgicos.

Com o desenvolvimento de diversas inovações tecnológicas aplicadas à Ortopedia, crescem também as plataformas de telemedicina capazes de unir o atendimento pré e pós-hospitalar.

W3.Care: aplicando a telemedicina na prática

A W3.Care tem o propósito de ajudar os profissionais de saúde nos atendimentos de todos os cenários da saúde. Com uma plataforma virtual desenvolvida pela própria empresa, médicos e socorristas podem vivenciar situações de urgências e emergências, auxiliando na tomada de decisão clínica, como conduta médica, geolocalização de recursos e hospitais de referência, comunicação hospitalar e prescrição digital.

Todos os processos e protocolos de atendimento são realizados e monitorados virtualmente por meio de dispositivos eletrônicos. Tudo isso contribui para colocar o paciente no centro do cuidado médico, desde o atendimento inicial até o tratamento proposto.

Para entender ainda mais sobre as inovações na Ortopedia e suas práticas na Medicina do Esporte, conheça nossos conteúdos sobre o assunto. Invista no aperfeiçoamento médico e insira novas práticas à sua rotina de atendimento. Seja um profissional com excelência no cuidado do paciente.